Ansiedade e Depressão – Transtornos na maioria dos países

VIA: NEXO JORNAL

24
depressão

Ansiedade e depressão são os transtornos mentais mais prevalentes na maioria dos países

Essas condições são compartilhadas por pessoas de diferentes faixas etárias e culturas. Nesta série de gráficos, o Nexo apresenta a prevalência, ou seja, a proporção da população que sofre de determinada condição e é diagnosticada, de alguns grupos de transtornos ao redor do mundo.

Como vemos no gráfico acima, ansiedade e depressão são os transtornos mais preva

lentes na maioria dos países. As exceções são a Rússia e a Mongólia, onde predominam transtornos relacionados ao uso do álcool.

Em relação ao gênero, vemos que transtornos de ansiedade, depressão, bipolaridade e alimentares são mais prevalentes entre mulheres, enquanto aqueles relativos ao uso de álcool e de outras substâncias são mais prevalentes entre homens. Essa tendência é exibida no gráfico abaixo, que mostra a prevalência por gênero, onde cada ponto representa a prevalência de certo transtorno em determinado país. Quando os pontos estão acima da linha diagonal significa que a prevalência entre mulheres é maior do que entre homens.

Já para a idade em que há maior prevalência, vemos certa diversidade. Transtornos de bipolaridade e relativos ao uso de álcool e substâncias são mais comuns entre os mais jovens, enquanto transtornos de depressão predominam entre os mais velhos. Já a ansiedade atinge pessoas de todas as idades, sendo mais comum entre a população de 45 a 49 anos.

Os dados são de 2016 e fazem parte do estudo Global Burden Disease, disponibilizado pelo Instituto de Métricas de Saúde e Avaliação, da Universidade de Washington.

Vimos no NEXO JORNAL

Indicamos a também a leitura destes artigos: Seus Pensamentos definem sua Realidade 5 dicas para administrar a frustração

Deixe um comentário!