Viver em Portugal… Quais são as impressões de quem nasceu ou escolheu este país para viver?

Longe da gigante empresa Facebook, existem muitas outras redes sociais com propostas  totalmente diferentes e com conteúdos muito relevantes. Um exemplo é a Quora,, uma rede social baseada em perguntas e respostas onde você pode tirar dúvidas sobre diversos assuntos, dialogar sobre filosofia, arte, ciência, cultura… Ou seja, a própria empresa  se define como:  “Um lugar para compartilhar conhecimento e entender melhor o mundo.”

Em minhas surfadas pela rede encontrei este post que faço questão de compartilhar. Por motivos de privacidade vou ocultar o nome da pessoa por se tratar de um adolescente, mas é uma visão muito interessante do que é viver em Portugal.

Alguém pergunta:

Como é viver em Portugal?

António Responde:

Essa é uma pergunta muito vaga, mas vou tentar o meu melhor para responder.

Eu sou uma adolescente de classe média, então essa resposta certamente não se aplica a todas as pessoas.

Resumindo: eu adoro isso. Especialmente levando em consideração a cidade onde nasci e cresci, Porto.

Eu tenho tudo que eu poderia precisar aqui, e não por dinheiro ou classe social.
Nota: vou deixar de fora situações políticas e econômicas atuais.

Clima

É uma das principais razões que Portugal tem tantos turistas no verão, e deveria ser. Se você é um: “ficar à beira da lareira” , “dias quentes de sol” ou “leve vento dia com uma leve brisa no seu cachecol”  tipo de pessoa, você pode encontrar o seu lugar aqui. Porque nós temos tudo. Especialmente para as férias, já que a maioria dos moradores de hoje em dia não pode se dar ao luxo de ir para o exterior. (Eu nunca fiz.)

Falando de férias …

Férias

Você quer uma “praia durante todo o dia, festa a noite toda” nas férias? Você tem Algarve. (também adequado para férias em família)

Você quer um “chill in the sun em um lugar calmo” de férias? Você tem o Alentejo.

Você está acampando? Não tenha medo, Portugal tem 221 * campings certificados para você.

Quer levar o seu namorado para uma divertida viagem cultural enquanto desfruta de uma cidade incrível? Bem, Porto, Lisboa, Coimbra, Guimarães (a primeira capital) são apenas alguns dos lugares mais famosos para isso. Embora essa seção seja mais adequada para estrangeiros, o que estou tentando dizer é que não há motivo para ir ao exterior em busca de férias, especialmente se o dinheiro está apertado. E provavelmente é.

Resultado de imagem para vacation

Educação

Como mencionei antes, eu moro no Porto – a segunda maior cidade de Portugal – e por aqui, sinto que a maioria das escolas são ótimas, escolas públicas . A maioria dos professores é atenciosa, atenciosa e sabe realmente do que está falando.

A coisa é, como eles são públicos, você percebe que o sistema é bastante injusto. Você tem professores incríveis que consistentemente tentam o seu melhor para inspirar você e pacientemente “educá-lo” em um jovem adulto bem educado em qualquer campo que estejam ensinando. Eles genuinamente levam sua educação a sério.

Por outro lado, há os péssimos que simplesmente não são destinados ao ensino e poderiam fazer um trabalho melhor se mantivessem a boca fechada. Todo mundo tem exames nacionais no final dos últimos dois anos que são decisivos em sua inscrição na universidade, e ficar preso a um desses professores pode realmente arruinar sua educação. O que é injusto aqui você pergunta? Além do impacto que eles têm nos estudantes, eles recebem exatamente a mesma coisa. E pior, os péssimos (e há um monte deles em todas as escolas) que nem deveriam estar lá, geralmente estão na mesma escola por anos, até décadas, porque na maioria das vezes a escola pode t realmente fazer nada sobre isso. Tive a sorte de ter apenas alguns professores assim. A maioria foi tremendamente boa.

De qualquer forma, a maioria das escolas foi reconstruída nos últimos 8 anos e parece incrível. Penso que isto aconteceu na maioria das grandes cidades (Lisboa, Coimbra, Braga, Aveiro, Leiria) e certamente continuará. Eu não estou muito familiarizado com escolas em lugares menores / mais remotos, mas estou tentado a dizer com certeza que geralmente elas não são tão boas.

As escolas particulares geralmente são muito boas, mas têm uma conotação negativa relacionada a “inflar” as notas dos alunos, para que tenham uma melhor aplicação na universidade.

Eu acabei de começar a universidade e eventualmente posso adicionar meus pensamentos sobre isso depois. Por enquanto, é muito cedo.

Família

A família é uma grande parte da vida em Portugal. Pelo menos para mim e para a maioria das pessoas ao meu redor. As refeições em família são um importante encontro social e são levadas muito a sério. Eu tenho a sorte de ter uma família grande e amorosa que eu almoço e janto na maioria dos dias, e eu não trocaria isso por nada. Avós e avós são geralmente a “cabeça” da família e tratados com extremo respeito e admiração.

Comida

Esta é a melhor parte. Eu não consigo me cansar disso.
Bacalhau à Brás, Francesinha, Cozido à Portuguesa são apenas alguns dos pratos mais famosos. No entanto, como esperado, a maioria deles não faz parte do cotidiano das pessoas. Locais de fast-food como McDonald’s, Burger King, KFC, etc, são padrão nas cidades e são muito bem sucedidos, para dizer o mínimo. Rotina da maioria das pessoas realmente não tem tempo para ter uma boa refeição adequada para ter um almoço rápido em um shopping ou com alimentos trazidos de casa não é incomum.

Comida tradicional é comum na maioria das reuniões sociais, especialmente Natal, Páscoa ou refeições em geral da família. E as pessoas são loucas por isso. Eu não posso dizer muito mais porque não posso cozinhá-los. Fotos são o caminho a percorrer!

Uma boa refeição portuguesa é algo assim:

“Bacalhau com natas”

Além da família, acho que se eu acabar morando no exterior, a comida portuguesa é o que mais sinto falta. Muitas saudades , definitivamente.

Interessante não é? Deixamos o link para o artigo em inglês que você pode ver aqui Quora
Você também pode conferir este artigo que linkamos sobre As cidades mais baratas da Europa para viajar

E quais são os sabores, sentimentos, cheiros e imagens de sua terra? Comente aqui!

Não deixe de compartilhar nosso link e nos seguir nas redes sociais.

Deixe um comentário!