Lançamento do livro: “Arte-Terapia, Criatividade e Simbolismo”. Convite!

lançamento do livro

É com imenso orgulho que anunciamos o lançamento do livro da nossa amiga e colaboradora do Tugalink, Daniela Martins.

“Arte-Terapia, Criatividade e Simbolismo” – O lançamento será no dia 21 de setembro, às 21 horas, na LIVRARIA ESPIRAL que fica a Praça Ilha do Faial 14 A, Lisboa (Metro Saldanha).

Nós, é claro, estaremos lá e contamos consigo.

Para saber melhor sobre o grande valor da pesquisa de Daniela, Separamos aqui o trecho da contracapa do livro:

“A arte é uma mentira que nos faz atingir a verdade, segundo Picasso, então por essa via, na qual se faz uso da imaginação, da ilusão e da fantasia, é possível identificar a verdade de si mesmo. As criações tornam-se auto retratos, espelhos reveladores de uma nova visão do Eu. Através da criação artística podemos encontrar um espaço para descansar dos estratagemas desenvolvidos pelos mecanismos de defesa psíquica. Pela arte podemos ser irracionais e desinibidos, expressando o que poderia ser considerado impróprio, ameaçador ou perigoso. Enfim, a arte oferece suporte a passos importantes no processo psicoterapêutico, como libertar conteúdos internos, dar asas à imaginação, regressar a um estágio infantil e expandir a consciência de si próprio. E ainda, porque brincar é bom e divertido, a criação artística em Arte-Terapia motiva sentimentos positivos através da vivência lúdica.”

Daniela Martins nasceu no Rio de Janeiro em 1973 e vive em Lisboa desde 2000. Ao modelar o barro num atelier da Licenciatura em Educação Artística e História da Arte na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, percebeu pela primeira vez que um processo criativo pode ser também uma terapia.

A partir daí foi incansável o caminho pela Arte-Terapia. Fez a sua formação na Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia e atuando como arte-terapeuta, psicoterapeuta, formadora e supervisora.

Aprende todos os dias um pouco mais sobre como ajudar pacientes de todas as idades no seu desenvolvimento pessoal, criativo e a tornarem-se melhores pessoas.
No Mestrado de Educação Artística pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa desenvolveu a primeira dissertação sobre Arte-Terapia em Portugal e agora, em forma de livro, apresenta este trabalho a todos os interessados na Arte-Terapia.

Assista o vídeo com a sua entrevista:

Para conhecer ainda mais o fantástico trabalho de Daniela Martins, Aqui no Rugalink temos vários artigos do seu “blog”.

Então não perca: Encontro marcado dia 21 em Lisboa!

Deixe um comentário!