Top 10 bandas de rock dos anos 80, por enquanto…

A década de 1980 foi uma década verdadeiramente diversa e musical. Da música influenciada pelo synth ao movimento indie, as bandas de rock nunca foram tão ecléticas.
Apresentamos aqui apenas algumas Top 10 do rock dos anos 80… O artigo não encerra neste post, temos muito ainda a falar e muitas outras cenas como o Punk Rock e o New Wave que devem ser citados e reverenciados, mas isto fica para um próximo artigo.

10. Ultravox

Poucas bandas de rock utilizaram sintetizadores tão efetivamente quanto essa banda nos anos 80. Liderada por Midge Ure, Ultravox produziu uma série de músicas emocionantes e cativantes na década, incluindo a sumptuosa Viena.

9. Simple Minds

A certa altura, em meados dos anos 1980, o Simple Minds disputou com o U2 o título de “Melhor grupo jovem de rock”. Mas, embora esta banda escocesa fosse deixada na esteira do U2 no final da década, eles já haviam deixado sua marca nos dois lados do Atlântico.

8. The Stone Roses

Em nossa lista por causa de sua ascensão meteórica à fama em 1989, The Stone Roses fundiu psicodelia, funk, pop e rock para fazer uma mistura inebriante de música entre os anos 80 e os anos 90. Com a excelente musicalidade do baterista Reni, do guitarrista John Squire, de Mani no baixo e de um cantor singular, Ian Brown, o The Stone Roses ocupa uma posição de destaque na lista das maiores bandas de rock britânicas de todos os tempos. O respeito pelo grupo também cresceu ao longo dos anos – ajudado pela turnê de reunião de 2012.

7. The Cure

É difícil argumentar contra o The Cure ser a banda gótica mais importante de todos os tempos. Além disso, o guitarrista, cantor e compositor Robert Smith, personificou para o mundo a imagem de um ídolo gótico. O toque único do grupo com uma certa sonoridade pop e os vocais incomuns de Smith levaram o The Cure a ser um dos maiores sucessos dos anos 80.

6. Genesis

Liderado por seu baterista e cantor Phil Collins o Genesis teve um grande impacto nos anos 80. Seu álbum de 1986, Invisible Touch, foi gigantesco sucesso comercial levando a banda a ser uma das mais famosas da década. Para o tipo mais ponderado de fã de rock, o Genesis realmente preencheu o vazio deixado por um Pink Floyd decadente nos anos 80.

5. The Jam

The Jam foi um dos artistas mais bem-sucedidos da era punk e new wave, e eles encontraram um sucesso ainda maior no início dos anos 80. Com o talentoso Modfather – Paul Weller – escrevendo o material do grupo, The Jam teve quatro singles que alcançaram o primeiro lugar no Reino Unido entre a primavera de 1980 e o final de 1982. Embora o The Jam não tenha atraído nenhum grande interesse nos Estados Unidos, o grupo foi um dos mais amados da história da música britânica.

4. The Smiths

Uma das mais interessantes de todas as bandas de rock britânicas. The Smiths foi uma curiosa combinação de letras muitas vezes sombrias com música edificante, alimentada pelo estilo singular de tocar guitarra de Johnny Marr. O carismático Morrissey continua sendo um dos grandes vocalistas do rock e como letrista poucos conseguiram se igualar a ele. Os Smiths são frequentemente considerados como a maior banda indie a sair do Reino Unido, e eles foram o gatilho para a música independente realmente florescer até o final da década.

3. New Order

Emergindo das cinzas da fabulosa Joy Division, New Order teve muito o que viver. O fato de terem feito isso foi em grande parte devido à sua capacidade de se reinventar e combinar a dance music com o rock de uma maneira inovadora. Sua música de 1983, Blue Monday, foi vista como inovadora na época, mas eles produziram uma série de álbuns aclamados nos anos 80, com o som distinto do baixista Peter Hook muito à frente.

2. Duran Duran

Uma banda de adolescentes?… Não era bem assim. A música do Duran Duran não era o tipo de pop lamacento que é frequentemente associado a bandas com um grande número de fãs desta idade. Os Duran Duran eram muito habilidosos em se mover entre diferentes estilos musicais, com exemplos notáveis sendo o estridente The Wild Boys, o contemplativo Save a Prayer, e o sofisticado A View to a Kill, que foi uma das melhores músicas do James Bond

Por fim e definitivamente a maior das top 10 rock anos 80…

1. Queen

O Queen foi o maior grupo de rock britânico nos anos 80 e finalmente se tornou grande nos EUA e no mundo. Sua versatilidade também atingiu novas alturas, e eles adotaram influências, incluindo música eletrônica e disco. No Live Aid, em 1985, onde os mais famosos artistas de rock e pop estavam, Queen roubou o show e consagrou-se como os maiores mestres do rock do mundo.
Infelizmente, sua década de sucesso não foi reproduzida na década seguinte, quando o cantor Freddie Mercury morreu em 1991. Mas, de todos os grupos de rock britânicos dos anos 80, a década realmente pertencia a rainha.

Então curtiu o artigo? Tem algo que gostaria de acrescentar? Escreva nos comentários.
E se não for pedir muito compartilhe nas redes…

Visite também estes artigos de rock :

Os melhores sítios para ouvir rock em Lisboa

Há um ano que o rock alternativo “malfeito” ecoa por Fafe

Referência mundial do Metal vive em Portugal

Deixe um comentário!